Tecnologia

Oncologia Funcional de Precisão

O número de terapias disponíveis para o tratamento de câncer cresce rapidamente e, mesmo assim, podem ser pouco eficazes ou beneficiar somente uma fração dos pacientes. Não há marcadores moleculares que indiquem quais pacientes se beneficiarão de quimioterapia, e medicamentos que são escolhidos a partir de testes genômicos podem ser pouco eficazes ou promoverem respostas heterogêneas.

Os microtumores 3D são miniaturas fiéis do tumor original. Centenas deles podem ser gerados em laboratório, permitindo testar sua sensibilidade a diversos antineoplásicos usados na prática clínica.

A resposta funcional destes microtumores aos tratamentos é analisada por métodos matemáticos avançados, que permitem construir um modelo preditivo de resposta. Esse modelo identifica os medicamentos mais eficazes para o tumor de cada paciente.

Os resultados obtidos em laboratório podem antecipar a resposta real do tumor do paciente aos diferentes tratamentos. Este modelo apoiará os oncologistas na escolha da melhor terapia, aumentando a precisão das decisões clínicas e trazendo benefícios direto aos pacientes.

Microtumores para o desenvolvimento e triagem de novos medicamentos e terapias avançadas

Cada microtumor representa o tumor de um paciente.

O uso de coleções de microtumores possibilita estudos abrangentes que aceleram a descoberta de compostos mais ativos, fármacos com maior eficácia em estudos clínicos, e diminuição nos custos, o que deve aumentar a acessibilidade dos pacientes a medicamentos com maior eficácia. 

Como funciona?

Pacientes

De acordo com as recomendações do(a) oncologista, o paciente é orientado à coleta de uma biópsia do tumor.

Microtumores

As células tumorais da biopsia são multiplicadas em laboratório, gerando microtumores 3D e validadas com o uso de biomarcadores.

Sensibilidade

Microtumores são testatos com diferentes antineoplásicos e avaliados com um algorítimo que define o seu perfil de sensibilidade.

Decisão Terapêutica

O laudo de sensibilidade é disponibilizado a(o) médica(o) oncologista e o apoia na tomada de decisão terapêutica.

Triagem de novos fármacos

Microtumores tratados com diferentes compostos apontam aqueles com maior atividade e especividade. Fármacos já conhecidos podem ser reposicionados para outros tratamentos.

Fale Conosco

Entre em contato com o nosso time de especialistas e tire suas dúvidas em relação aos nossos serviços e tecnologias.